O Ministério da Juventude e Desportos, através do Instituto Nacional do Desporto (INADE), reuniu numa mesma sala dirigentes e gestores desportivos, empresários, professores, estudantes e profissionais da comunicação social para debater o contributo do desporto para a economia nacional.
Segundo a instituição, o objetivo final é estabelecer os indicadores económicos do desporto e criar a conta satélite do desporto, permitindo aferir o real contributo deste setor para o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique.
Durante o evento, são igualmente abordados temas como mídia e marketing desportivo, construção e manutenção de infraestruturas, serviços de apostas desportivas, entre outros tópicos de interesse. “A nossa aposta no desenvolvimento do desporto não é apenas promover a prática desportiva em si, mas também impulsionar um desenvolvimento sustentado, equilibrado e científico em todas as áreas do desporto moderno”, destacou um dos representantes do INADE.
A presença de empresários nas Segundas Jornadas Científicas do Desporto é vista como uma oportunidade para estimular o investimento estruturado e lucrativo no desporto nacional. Durante as intervenções, sublinhou-se que “o líder atual é aquele que tem uma forte capacidade de adaptação, que consegue ler o ambiente, interpretá-lo, identificar cenários de resolução, implementá-los e corrigi-los”.
Foi ainda feito um apelo aos dirigentes desportivos, especialmente aos clubes, para que deixem de pensar com a ‘mão estendida’ e passem a encarar os seus clubes como ativos económicos.
As Segundas Jornadas Científicas do Desporto têm a duração de um dia.






0 Comentários
O que você achou desta matéria?